Mercado

Região Noroeste terá safra recorde de cana-de-açúcar

As destilarias da região Noroeste terão neste ano uma safra recorde, com aumento de 20% da produção de álcool e de açúcar em relação ao ano passado. Juntas, as 28 usinas vinculadas à Udop (Usinas e Destilarias do Oeste Paulista) irão produzir 1,4 bilhão de litros de álcool, 200 milhões a mais em relação ao ano passado. A produção de açúcar deve aumentar de 900 toneladas em 2002 para 1,1 milhão de toneladas nesta safra.

O presidente da Udop, Luiz Guilherme Zancaner, garante que praticamente todas as destilarias da região irão começar a moagem da cana-de-açúcar a partir desta semana, cumprindo o acordo do setor sucroalcooleiro com o governo federal de antecipação da safra. “As usinas vão cumprir o acordo e o abastecimento está garantido”, disse.

Ao todo, as usinas da região irão moer em 2003 cerca de 29 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, 3 milhões a mais que no ano anterior. A última grande produção foi registrada em 1999, com a moagem de 23 milhões de toneladas de cana.

“O setor está muito otimista”, comemora Zancaner. Vários fatores, segundo ele, favoreceram a ampliação da produção neste ano, a começar pelo clima. “Choveu bem e fez muito calor, o que ajudou no desenvolvimento da cana”. A área de cultivo também aumentou em 15%, atingindo hoje cerca de 390 mil hectares.

Banner Evento Mobile