A região de Araçatuba foi reconhecida, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), como referência dentro do novo programa de proteção ambiental, lançado no mês de março deste ano: “Adote uma Nascente”.
A iniciativa tem por objetivo incentivar a proteção de recursos hídricos (águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia) por meio da identificação, cadastro e compromisso de proteção das áreas. O programa permite que donos de terra que tiverem nascentes em suas propriedades, mas não possuem recursos para preservá-las, cadastrem a área para que outra pessoa ou entidade adote o local, e desta forma contribua para a proteção, manutenção, ou recuperação da vegetação em seu entorno.
Na região, com 19 nascentes apadrinhadas, localizadas nos municípios de Braúna, Clementina e Queiroz, o Grupo Clealco tornou-se exemplo dentro do programa, e proporcionou à Araçatuba o título de região com maior número de nascentes protegidas cadastradas do Estado.
Segundo a secretaria, o Grupo Clealco tem desenvolvido diversas ações ambientais e de proteção e restauração florestal de Áreas de Preservação Permanente (APP) também como cumprimento das diretivas do Protocolo Agroambiental, firmados entre a SMA e o setor sucroenergético.
A recente instalação de um viveiro próprio para produção de mudas florestais nativas da região, que irá suprir as necessidades das duas usinas do grupo, é outro ponto bem visto pela SMA.
O gerente do projeto Etanol Verde, Ricardo Viegas, ressalta que o pioneirismo da Clealco neste Programa é tido como um exemplo para outras usinas do Estado de São Paulo.