Com os baixos índices pluviométricos (95,72% inferior ao índice registrado no mesmo mês em 2009 e 88,23% abaixo dos índices históricos para esse período), a produtividade da lavoura de cana-de-açúcar durante a atual safra continua sendo prejudicada de forma significativa. A conclusão é da Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar.
Dados apurados pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) em Piracicaba mostram que a produtividade média do canavial colhido no Centro-Sul no mês de agosto, quando comparado com agosto de 2009, apresentou uma quebra agrícola de 9,1%. Exceto em Mato Grosso do Sul, todos os demais estados da região apresentaram redução de produtividade agrícola em agosto, sendo que em São Paulo esta redução foi de 10,5%.
No acumulado desde o início da safra, a redução média da produtividade agrícola no Centro-Sul é de 1,6%. Essa queda deve se intensificar até o final da safra, pois não há expectativa de volume significativo de chuva em setembro. Além disso, praticamente toda a cana “bisada,” que possuía maior quantidade de biomassa por unidade de área, já foi colhida.