Mercado

Reciclagem: Coplacana conquista prêmios da Andef

No último dia 20 de junho, a Coplacana – Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo foi premiada em quatro categorias do XIV Prêmio Andef – Associação Nacional de Defesa Vegetal, em São Paulo. A Central de Embalagens Vazias da Coplacana ficou entre as três melhores do Brasil na destinação correta de embalagens vazias de agrotóxicos.

A entidade foi premiada nas categorias Boas Práticas Agrícolas, Responsabilidade Sócio-Ambiental, Cooperativismo e Campo Limpo. O Prêmio é realizado em parceria com o inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias; OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras; e Andav – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agropecuários e FEALQ – Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz.

Cerca de 300 toneladas por ano de embalagens são recicladas na central da cooperativa, sendo que 60% (180 toneladas/ano) das embalagens são oriundas de usinas da região. A Central de Embalagens da Coplacana atende cerca de 5000 produtores de cana, em um raio de 150 km.

Na categoria Campo Limpo, a Coplacana obteve a 3ª colocação com a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de agrotóxicos. “O trabalho envolve qualidade de gestão, organização e comprometimento com as metas definidas, buscando sempre levar excelência no atendimento e bem estar de seus trabalhadores”, frisa Joelmir Silva, gerente da Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos da Coplacana.

Segundo ele, um dos trabalhos, o Dia Nacional do Campo Limpo, que conta com a participação de milhares de crianças da região com conceitos de destinação correta das embalagens de agrotóxicos e outras de uso diário da população, também levou a Coplacana a obter esta referência nacional no sistema.

Joelmir Silva diz que as premiações vieram de encontro com as boas práticas realizadas pela empresa. “O conceito de sustentabilidade é muito muito importante para nossa entidade. A Coplacana busca levar informações para o agricultor, além de agregar valor em termos de sustentabilidade. Ficamos muito satisfeitos com as premiações”, diz.

Na categoria Boas práticas agrícolas a Cooperativa participou com o tema “Uso correto e seguro de defensivos agrícola”. “Quando aplicado, de forma correta, utilizando sempre o EPI, fazendo a tríplice lavagem, regulagens de equipamentos aplicadores no campo, informações sobre a destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos, treinamentos através de palestras e dias de campo, o resultado é sempre positivo”, lembra.

Em Responsabilidade Sócio-Ambiental, a Coplacana foi contemplada com o programa de sustentabilidade do produtor de cana-de-açúcar, buscando alternativas de manutenção do pequeno e médio agricultor em sua propriedade com métodos que incluem desde manejo do solo, culturas alternativas como o eucalipto como fonte de renda, engorda de boi conhecido como Boitel, usina de leite (COPLAC), usina de biodiesel, “todos com o objetivo de agregar benefícios ao seu cooperado”, ressalta Silva.

Na categoria Cooperativismo, participou com os temas de recuperação e preservação de áreas de preservação permanente, conservação de solo, escolha de variedades de cana, plantio de mudas nativas nas áreas reflorestadas, programa carta de solos em parceria com o CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) que busca o mapeamento das características físicas e químicas do solo para fins de manejo, adesão ao protocolo agroambiental visando a eliminação da queima da cana-de-açúcar.