“O papel das entidades é fazer o meio de campo, entre o governo, a indústria e o trabalhador e quando a função é bem desempenhada, não ficam lacunas e todos ganham. A UNICA faz bem esse papel e o eSocial veio para complementar essa relação.” Com esta afirmação, o auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Jeziel Tadeu Flor, destacou a importância do treinamento sobre a ferramenta digital eSocial promovido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), em sua sede, no dia 09/12.
O eSocial é a sigla para o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), lançado em 2007. Desenvolvida pelo Governo Federal, a plataforma reunirá num só banco de dados todas as informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias dos trabalhadores brasileiros. Posteriormente, essas informações serão disponibilizadas em documentos para a Caixa Econômica Federal (CEF), o Ministério da Previdência Social (MPS), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Receita, facilitando o acesso aos serviços prestados por esses órgãos. Ainda em fase de testes, o eSocial entrará em vigor ao longo de 2014.
Mais informações sobre os encontros podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].
“Os encontros foram excelentes trocas de aprendizado, onde pudemos debater e aprofundar o conhecimento sobre assuntos relevantes para a cadeia produtiva,” afirmou a consultora para Assuntos Trabalhistas da UNICA, Elimara Assad Sallum. Para 2014, o Departamento Sindical já tem novos encontros programados, que serão divulgados no início do ano.
A participação do auditor fez parte dos inúmeros treinamentos promovidos ao longo do ano pelo Departamento Sindical da UNICA. Organizados de forma alternada e privilegiando os temas mais sensíveis à cadeia produtiva, as reuniões foram realizadas alternadamente no Centro Empresarial Conceição, em Campinas (SP) e na sede da entidade em São Paulo. Juntos, os encontros atraíram mais de 500 representantes de empresas filiadas à entidade.
“A UNICA é a 8ª entidade a promover este encontro de orientação para seus associados. Isso mostra a preocupação que a associação tem no cumprimento das leis vigentes, e a Receita Federal enaltece essa iniciativa,” destacou o auditor.