O reajuste da gasolina causou também aumento nos preços do etanol hidratado, usado diretamente nos tanques dos veículos. De acordo com os dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP) compilados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), o reajuste médio em São Paulo foi de 0,26%.
“Este foi o percentual observado em diversos munícipios do Estado de São Paulo, onde é possível encontrar o litro do etanol ao preço médio de R$ 1,86 nas bombas”, diz a Unica.
Em 6 de novembro, a gasolina foi reajustada em 3% na refinaria, o que refletiu em uma média de 1,6% de aumento para o consumidor na comparação com a semana anterior. O preço do litro da gasolina médio em São Paulo ficou em R$ 2,89, segundo a Unica.
“Estes valores observados entre o preço do litro do etanol e o da gasolina comprovam que a paridade de 64% entre os combustíveis é totalmente favorável economicamente ao etanol”, afirma a entidade em nota à imprensa.
“O consumidor do Estado de São Paulo que optar em abastecer com etanol, além de economizar financeiramente, também contribui com o meio ambiente, já que o nosso biocombustível reduz em até 90% as emissões de gases causadores do efeito estufa quando comparado com a gasolina,” afirma o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues.
(Fonte: Valor Econômico)