
Na última quinta-feira (29/11), a Raízen inaugurou sua Unidade Termelétrica (UTE) Univalem, em Valparaíso, interior de São Paulo. A unidade de bioenergia terá potencial para produzir até 45 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar.
Em julho deste ano, a companhia obteve a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o início das operações comerciais da UTE. O local será responsável pela produção, venda e consumo de energia a partir de, aproximadamente, 920.000 toneladas por safra de bagaço de cana-de-açúcar.
Do total gerado, espera-se que um terço seja utilizado para consumo interno e o restante seja exportado para o Sistema Interligado Nacional (SIN).
A Raízen é a maior produtora de energia elétrica do mundo a partir do bagaço e da palha da cana-de-açúcar. As 24 unidades do grupo são autossuficientes no consumo de energia e 13 já têm contratos de longo prazo para a venda de energia. A companhia possui um potencial de capacidade instalada de 934 MW, energia suficiente para abastecer o consumo residencial de uma cidade com aproximadamente 10 milhões de habitantes, praticamente uma cidade de São Paulo