Mercado

Raízen estima aumento de 10% na produção de etanol e açúcar

img5756

Ainda que o momento seja de cautela no setor sucroenergético, a Raízen, joint venture da Cosan com a Shell, prevê aumento de 10 % na produção de etanol e de açúcar na safra 2013/14.

Segundo o vice-presidente de Etanol, Açúcar e Bioenergia da Raízen, Pedro Mizutani, o incremento na produtividade virá da recuperação prevista na região Centro-Sul. “Ainda é cedo para falar sobre produtividade, já que isso depende muito do clima, mas a expectativa é moer entre 60 a 62 milhões de toneladas”, disse durante o Sugar & Ethanol, da F.O Licht´s, em uma rodada de debates moderada por Josias Messias, da ProCana Brasil.

Sobre o início da moagem na empresa, o representante disse que seguirá a tendência do mercado. “Devemos antecipar o início seguindo os demais. Acredito que comece em 1º de abril. Mas depende muito do clima e do ponto de maturação”, explicou.

Ainda segundo Mizutani, as expectativas são de melhora para o mercado de etanol, o que deve estimular a produção do biocombustível. Com relação ao açúcar, ele estima que o percentual de cana destinada à produção da commodity no Centro-Sul caia para 46,5 %, se comparado com os 49 % do ciclo anterior. “Neste ano vai ter mais etanol… Tem grandes chances de o etanol remunerar tão bem ou até melhor do que o açúcar”, estimou.

Na safra passada, a Raízen processou 56,2 milhões de toneladas de cana.