Mercado

R$ 100 milhões para incentivar o biodiesel

Mais de 50 mil famílias de agricultores familiares poderão aumentar sua renda trabalhando com lavouras destinadas à produção de biodiesel. Atualmente, de acordo com o coordenador do Programa de Biodiesel do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Arnoldo de Campos, 17 mil famílias plantam dendê, girassol, mamona e soja para este fim.

O Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) tem R$ 100 milhões para esses produtores. “O agricultor terá acesso a uma nova linha de crédito para iniciar a cultura de oleaginosas, sem comprometer as lavouras que já trabalha”, disse. O limite e as condições do financiamento seguem as mesmas regras do Pronaf.

Campos alerta que, antes de decidir fazer parte da cadeia produtiva do biodiesel, é preciso haver integração entre o agricultor e a indústria.