O anúncio foi oficializado em 30 de abril: a Tether Investments S.A., uma empresa global de tecnologia e investidora estratégica, formalizou a aquisição bem-sucedida de 70% do controle acionário da Adecoagro S.A.
Produtora de alimentos e bioenergia, a Adecoagro controla três unidades produtoras de etanol, açúcar e bioeletricidade no Brasil, duas no Mato Grosso do Sul e uma em Minas Gerais. Tem capacidade de moer mais de 10,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra e gera 9 mil empregos.
Quem é a Tether, empresa de tecnologia agora controladora da Adecoagro?
Relata a companhia: “na Tether, nossa história é uma história de inovação, resiliência e busca incessante de quebrar barreiras.
Fundada em 2014 por uma equipe apaixonada pelo poder transformador da tecnologia, a Tether começou com uma ideia simples, porém revolucionária: permitir a arbitragem perfeita entre trocas de criptomoedas com USD₮, superando as ineficiências do sistema bancário. Nosso humilde início teve como base o desejo de aproveitar a tecnologia blockchain para uma rede de liquidação comum, transcendendo as fronteiras financeiras tradicionais.”
Destaques da aquisição do controle, em informações da Tether:
O envolvimento da Tether com a Adecoagro começou em setembro de 2024 com um investimento de US$ 100 milhões para uma participação de 9,8%, sinalizando sua intenção de apoiar e escalar a produção sustentável de ativos do mundo real (RWA).
A mudança foi parte do foco crescente da Tether em alavancar seu capital e experiência tecnológica para investir em negócios que apoiam a liberdade econômica e a resiliência de longo prazo em mercados emergentes.
Esse marco representa um passo importante na estratégia mais ampla da Tether de expandir-se para além das finanças digitais e para a infraestrutura do mundo real – incluindo energia, agricultura, dados e comunicações.
A aquisição majoritária anunciada em 30 de abril se baseia nesse investimento inicial, marcando um passo decisivo na estratégia de longo prazo da Tether para se tornar um participante importante na infraestrutura global do mundo real.
Com a propriedade majoritária garantida, a Tether está agora em posição de acelerar o crescimento da Adecoagro e alinhar sua diretoria e operações com uma visão de futuro focada em energia renovável, uso eficiente de recursos e desenvolvimento regional.
Após a aquisição, foram feitas mudanças significativas no Conselho de Administração da Adecoagro para refletir a nova estrutura de propriedade e a direção estratégica da empresa. Cinco membros do conselho que estavam saindo – Ana Cristina Russo, Guillaume van der Linden, Alan Leland Boyce, Andres Velasco Brañes e Plinio Musetti – deixaram o cargo.
Eles serão sucedidos pelo novo Presidente Executivo, Juan Sartori, hristian De Prati, Andres Larriera, Kyril Robert Leonid Louis-Dreyfus e Oscar Alejandro León Bentancor, que se juntam aos membros que continuam na empresa, Manuela Vaz Artigas, Ivo Andrés Sarjanovic, Daniel González e Mariano Bosch.
O Comitê de Auditoria agora incluirá Manuela Vaz Artigas, Ivo Andrés Sarjanovic e Oscar Alejandro León Bentancor.
O Conselho completo será confirmado na Assembleia Geral de Acionistas em 6 de junho de 2025.
“Papel como líder global”
Essa aquisição segue uma série de movimentos da Tether para ampliar seu alcance e reafirmar seu papel como líder global em tecnologia, com iniciativas anteriores em mineração de bitcoin, infraestrutura de IA e comunicações peer-to-peer.
Ao adquirir uma participação majoritária na Adecoagro, a Tether aprofunda seu envolvimento em investimentos produtivos e de longo prazo que proporcionam valor econômico e social.