Segmento de concorrência acirrada e regado de estratégias das montadoras para conquistar clientes, o de automóveis pequenos praticamente beira commodity. É aí que as campanhas de marketing explorando não o varejo mas a marca ganham força, como a que a General Motors fez com o Corsa no ano passado. Resultado: vendas 30% maiores. “Saímos em busca de uma reativação da marca e fomos falar diretamente com o público-alvo deste modelo, que são os jovens”, conta o diretor de marketing da GM do Brasil, Samuel Russel. A McCann-Erickson é a agência da Chevrolet no Brasil, ao lado da Salles Chemistri, para varejo.
As vendas maiores do Corsa foram auferidas de abril a setembro de 2005, comparando com o mesmo período de 2004. A campanha ficou forte até meados do ano, seguindo-se uma sustentação. Para este ano, a empresa deve investir, segundo Russel, em campanha para apresentação de lançamentos, mas não divulga as novidades. Sabe-se apenas da chegada de uma versão do Celta reestilizada. Além disso, também está na mídia, em sustentação, a campanha do novo Vectra. “O carro já é líder em seu segmento”, diz Russel, referindo-se aos sedans médios.
Flexful norte-americano
A GM acaba de lançar nos EUA uma campanha para divulgar os veículos que usam combustíveis que combinam etanol e gasolina, um sistema parecido com os carros flex do Brasil. “Live Green Go Yellow” está na internet, rádio e TV. Foi criada para conscientizar consumidores sobre vantagens do E85 (mistura 85% de álcool de milho e 15% de gasolina). A tecnologia (possibilita o carro funcionar com mistura em qualquer proporção de gasolina e E85) é encontrada em 1,5 milhão de veículos da GM. Em 2006, a empresa lançará nove modelos E85 FlexFuel.