Mercado

Projetos desenvolvidos na COSAN/FBA são premiados

Neste final de ano, a COSAN/FBA conquistou dois importantes prêmios: o Prêmio Estadual Fiesp de Conservação e Uso Racional de Energia – 2002 e o Prêmio Ser Humano – Oswaldo Checchia, conferido pela ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos. O primeiro é relacionado ao projeto de cogeração de energia elétrica desenvolvido na COSAN Unidade Ibaté, localizada em Ibaté. E o segundo refere-se aos investimentos em recursos humanos promovidos pela empresa aos funcionários da lavoura.

Prêmio Fiesp

Em sua sexta edição, o Prêmio Estadual Fiesp de Conservação e Uso Racional de Energia – 2002, realizado anualmente, premiou trabalhos de importantes empresas envolvendo pesquisas e projetos sobre energia. No total, foram 14 trabalhos inscritos nas categorias Derivados de Petróleo e Gás Natural, Energia Elétrica e Energia Alternativa que em evento realizado na Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – revelaram os melhores trabalhos.

Entre as grandes empresas premiadas, como Johnson & Johnson e Cosipa, estava a COSAN/FBA, com o trabalho: Otimização da Cogeração de Energia Elétrica em uma Usina de Açúcar e Álcool. O trabalho foi premiado por unanimidade pela bancada avaliadora da Fiesp, na categoria Energia Alternativa. “Este é o reconhecimento de um trabalho que vem sendo aplicado com sucesso há três anos em uma de nossas unidades”, orgulha-se Armando Vieira Viotti, diretor Industrial da COSAN/FBA e um dos responsáveis pela implementação do projeto na Unidade Ibaté.

Em parceria com a CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz –, a unidade Ibaté, além de produzir energia para o consumo próprio, tem um contrato de venda do excedente. A fonte de produção é a combustão do bagaço da cana-de-açúcar, que fornece uma fonte alternativa para gerar energia, além de eliminar o excedente industrial.

As 12 unidades produtoras da COSAN/FBA são auto-suficientes na produção de energia para consumo próprio, sendo que as Unidades Ibaté e Rafard vendem o excedente às concessionárias locais, sendo que Rafard é a pioneira do Grupo na venda de excedente. Porém, projetos de ampliação deste programa estão em estudo para as demais unidades.

Prêmio ABRH – Nacional

O Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia, da ABRH – Nacional, certificou empresas comprometidas com a gestão e qualidade de vida do ser humano. O Prêmio escolheu 15 trabalhos selecionados entre empresas de vários estados – 10 na modalidade Gestão de Pessoas e cinco em Responsabilidade Social Corporativa. E a COSAN/FBA foi uma das premiadas! Ficou entre os 10 primeiros colocados em Gestão de Pessoas, juntamente com empresas com a Jonh Deere do Brasil e Petrobrás.

O trabalho “Na lavoura… as pessoas” que enfatiza a qualidade de vida do trabalhador rural é uma demonstração de que a COSAN/FBA investe na dignidade do trabalhador e implementa ações para a construção da identidade do profissional do corte de cana-de-açúcar. E, apesar das transformações terem sido gradativas, a COSAN/FBA conseguiu desenhar outra história para o homem do campo, com o objetivo de projetar novas formas de realidade a esses profissionais, através de benefícios como: medicina ocupacional, alimentação, moradia, transporte, treinamentos, ginástica laboral, acompanhamento nutricional, entre outros.

O trabalho traça um paralelo entre a forma como o trabalhador do corte de cana-de-açúcar era tratado pelas antigas usinas e como a gestão empresarial da COSAN/FBA administra esses profissionais.

Com projetos como este, a COSAN/FBA mostra o trabalhador rural que faz parte da realidade de uma empresa moderna e importante, onde estes funcionários são tratados com respeito e a importância que requerem, pois representam a base para o crescimento do Grupo. O projeto aborda as ações realizadas na prática e que trazem resultados para a empresa, para o trabalhador e conseqüentemente para a sociedade.

Além desse projeto, a COSAN/FBA também esteve presente com a Fundação Pedro Ometto da Unidade Da Barra, que realizou a apresentação do coro e dos grupos de dança e de teatro. A Fundação foi certificada com Menção Honrosa por sua importância e representação em responsabilidade social.

Banner Evento Mobile