Mais de duzentas pessoas acompanharam, na última segunda-feira (05/07), na cidade de Catanduva (SP), a cerimônia de lançamento dos cursos de requalificação profissional oferecidos pelo Projeto RenovAção em São José do Rio Preto (SP). Como parte da iniciativa, trabalhadores rurais que atuam no corte manual da cana de onze usinas da região iniciaram treinamento para as funções de mecânico de trator, motorista canavieiro e eletricista de colhedora.
A idéia foi desenvolvida pela Unica em parceria com a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp) em 2008, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e patrocínio das empresas Syngenta, Case IH e John Deere.
Para Silmara Sanches Fernandes, acionista e conselheira do Grupo Cerradinho, cuja unidade em Catanduva sediará os cursos para a região de Rio Preto, a iniciativa é muito importante já que em decorrência de questões ambientais e da crescente inovação tecnológica, o trabalho manual está sendo substituído por processos mecanizados de plantio e colheita de cana-de-açúcar. “Por esta razão, o RenovAção demonstra o nosso compromisso em promover o desenvolvimento social no setor sucroenergético,” comentou ela.(Com informações da Unica)