Mercado

Projeto fixa critérios para o funcionamento de microdestilarias

De acordo com informações da Agência Câmara, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou, na semana passada, o Projeto de Lei 1398/03, do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), que fixa critérios para a produção e a comercialização de álcool hidratado pelas destilarias com capacidade de até 5 mil litros.

A relatora da matéria, deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), defendeu a aprovação da proposta porque acredita que a medida contribui para a redução da emissão de poluentes. “O incentivo a uma forma de energia menos poluente que os derivados do petróleo promoverá um impacto salutar ao meio ambiente a médio e longo prazo”, diz a relatora.

Capiberibe acrescenta que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, que é um bem essencial à boa qualidade de vida. “A poluição do ar, principalmente nas grandes cidades, causada pela queima de derivados do petróleo, só vai ter uma solução definitiva com o fomento à produção de outros combustíveis menos poluentes”, avalia.

A matéria já foi analisada pela Comissão de Minas e Energia. Agora, seguirá para votação nas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.