Seis meses após ter implantado o Programa dos 5S na usina Caeté – Matriz, Marituba e Cachoeira, unidades produtoras de açúcar e álcool do Nordeste, e na Profertil, indústria de fertilizantes, o Grupo Carlos Lyra começa a contabilizar os efeitos positivos do programa de qualidade. O 5S foi desenvolvido em parceria com o Senai de Alagoas e tem proporcionado resultados satisfatórios, lembra Abner Ferraz, gerente administrativo corporativo. “Conseguimos reduzir o risco de acidentes do trabalho bem próximo a zero”, afirmou Ferraz.
O gerente diz que houve a redução do uso do papel, maior aproveitamento do espaço físico e a melhoria do relacionamento interpessoal entre os colaboradores do Grupo.
Abner Ferraz assegurou que no Programa dos 5S são reavaliados sensos de utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina, promovendo uma mudança comportamental não só no ambiente do trabalho como também no doméstico. “Não poderíamos deixar de registrar o que consideramos mais importante, que é a satisfação dos colaboradores e dos clientes das empresas do Grupo Carlos Lyra, nosso objetivo maior”, finalizou.