Mercado

Programa de estocagem do álcool deve ser retomado na safra 2009/2010

Com o objetivo de deixar os preços de álcool mais elevados na próxima entressafra, o setor sucroalcooleiro pleiteia junto ao governo financiamentos para retomar o programa de estocagem do produto ainda nesta safra.

A União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica) aguarda decisão do Executivo. A expectativa é que a resposta chegue no início da safra 2009/2010 para que o programa possa ser implementado no período e resulte em mudanças já na próxima entressafra. A instituição requisitou financiamentos para estocar 4,5 bilhões de litros, que correspondem a dispêndios da ordem de R$ 3 bilhões para a União.

– O programa de estocagem é nossa prioridade hoje, ele precisa ser retomado neste ano – comentou o presidente da Unica, Marcos Jank.

Conforme o diretor técnico da Unica, Antonio de Pádua Rodrigues, o programa foi adotado pela última vez em 2004.

– A iniciativa traz segurança ao produto na entressafra e deveria ser usada sempre, mas em 2005 e 2006 os preços foram bem remuneradores, então o governo não criou o programa. Hoje o setor não tem capital de giro para financiar nada – explicou.

De acordo com Pádua, a decisão do governo não se restringe ao Ministério da Agricultura, mas diz respeito também à Fazenda e à Casa Civil.

Banner Evento Mobile