Mercado

Professores da UFRR pesquisarão fontes de energia renováveis e não poluentes

O Ministério da Ciência e Tecnologia liberou recursos de R$ 1.500.000,00 para a implantação do Núcleo de Pesquisas Energéticas (NUPENERG) da UFRR.

O financiamento foi aprovado pela Comissão Amazônia, formada por parlamentares da Região Norte, e foi proposto por emenda da Deputada Federal Maria Helena. A Reitoria realizou uma cerimônia de agradecimento à deputada, com a participação de professores do Núcleo, no dia dois de dezembro.

A emenda paralamentar permitiu a construção desse núcleo que não é só importante para a Universidade, mas para Roraima como um dos estados preocupados em pesquisar novas fontes de energia, afirma o Reitor Roberto Ramos. O NUPENERG pretende desenvolver fontes renováveis e alternativas a combustíveis poluentes como o petróleo.

Estado de Roraima possui áreas viáveis à extração de combustíveis fósseis – o Graben do Tacutu e a Bacia Sedimentada do Amazonas no sul do estado – e radioativos – no noroeste e norte. Além disso, os pesquisadores poderão provar que óleos de frutos como o buriti servem para produção de diesel vegetal, destaca o Professor Renato Evangelista, vice-coordenador do projeto.

Segundo a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Professora Cátia Wankler, as pesquisas que serão desenvolvidas no núcleo seguem preocupações atuais no mundo inteiro em descobrir combustíveis não poluentes. O Estado de Roraima também dependerá menos e a longo prazo de combustíveis caros de outros estados brasileiros.

EQUIPE – O Núcleo contará com 30 professores doutores, mestres e especialistas das áreas de Química, Física e Geociências da Universidade e de instituições colaboradoras como a Petrobrás, a Universidade de Campinas (Unicamp) e o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP). Eles já participam de grupos de pesquisa, que estudam biodiesel e combustíveis fósseis, mesmo antes da implantação do NUPENERG.

Os pesquisadores terão à disposição um prédio com seis laboratórios numa área de 500m2 localizada próximo ao Centro de Computação no Campus do Paricarana. A licitação da construção do prédio já aconteceu e a previsão do seu início é janeiro de 2006. Segundo o Professor Renato Evangelista, o Núcleo de Pesquisas Energéticas apresentará resultados em 2007.