Mercado

Professor da Usp preside Câmara de Biocombustíveis

A Câmara Setorial Especial de Biocombustíveis publicada hoje no Diário Oficial de São Paulo será presidida pelo coordenador do Projeto Biodiesel Brasil, o Prof. Dr. Miguel J. Dabdoub, do LADETEL-USP/Ribeirão Preto.

A iniciativa do Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, Antônio Duarte Nogueira Júnior, pretende apoiar a concepção, a formulação e a execução de políticas públicas voltadas ao estabelecimento de novos projetos de agronegócios de biocombustíveis, com ênfase nas oportunidades representadas pelo álcool e pelo biodiesel envolvendo desde a geração de inovações tecnológicas até proposituras de mecanismos de financiamento para alavancagem da produção estadual.

De acordo com o secretário, a produção de combustíveis com base em tecnologia limpa, como é o caso do álcool e do biodiesel, são fundamentais na redução de emissões e do seqüestro de carbono. “Esse é um desafio mundial, previsto no Protocolo de kyoto e o biodiesel é um passo importante nessa direção”.

A Câmara será formada por representantes de toda a cadeia dos agronegócios e de Biocombustíveis e terá como membros representantes do LADETEL, dos órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento no Estado de São Paulo (Apta – Agência Paulista de Tecnologias de Agronegócios e Cati – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), do setor sucroalcooleiro, agroindústria de óleos vegetais, indústria automobilística, automotores, autopeças e transportes, indústria de equipamentos, produção e distribuição de combustíveis, universidades, organizações de produtores, cooperativas, especialistas em questões ambientas, cotas e créditos de seqüestro de carbono e especialistas em questões tributário-ecológicas.

De acordo com Miguel Dabdoub, a criação desta Câmara fará com que o Estado de São Paulo se torne um Pólo de Referência em Biocombustíveis, uma vez que a tecnologia de biodiesel à partir do álcool de cana foi desenvolvida pelo LADETEL da Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto.