Mercado

Produtores de laranja esperam aumento de 40% na safra de SP

Os produtores de laranja do Estado de São Paulo estão esperando um aumento de 40% na safra 2004/2005 de laranja em relação à produção que está sendo finalizada este ano. A expectativa é que sejam colhidas 360 milhões de caixas. Com bons preços e uma ajuda do clima, cidades que abrigavam outras culturas passaram a cultivar o produto, o que aumentou a produção.

Na safra iniciada no ano passado, o Estado de São Paulo colheu 260 milhões de caixas de laranja. Em todo o País, foram 300 milhões de caixas colhidas. Para a safra que será iniciada este ano e finalizada no início de 2005, a expectativa dos produtores do Estado de São Paulo, o maior produtor da fruta no Brasil, é de colher 100 milhões de caixas a mais do que a safra anterior.

O setor da citricultura está passando por uma retomada no que era produzido em 2002, quando chegaram a ser colhidas 370 milhões de caixas de laranja no Estado de São Paulo. Há cinco anos, o Estado tinha 130 milhões de pés plantados. Já este ano, são 180 milhões.

Os 50 milhões de pés erradicados com a crise de 1998 foram replantados após a recuperação dos preços no mercado internacional. Em 98, uma caixa de laranja era vendida por R$ 1,00. Já no ano passado, o preço chegou a R$ 8,10. Regiões como as de Avaré, Botucatu e Brotas, que não cultivavam a fruta, passaram a produzir o produto, graças ao bom preço e ao clima favorável.