Mercado

Produtividade cai 7,26% no Centro-Sul, diz Unica

A estiagem causou uma queda sensível na produtividade agrícola dos canaviais na Região Centro-Sul. De acordo com o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), em novembro a produtividade agrícola caiu 18,71% em relação ao mesmo mês de 2009. No acumulado desde o início da safra até 01 de dezembro, a quebra já é de 7,26% comparada com igual período da safra 2009/2010. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

De acordo com o diretor técnico da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues, o clima mais seco do que o esperado impactou fortemente a produção de cana esperada para esta safra. “A queda na disponibilidade de matéria-prima foi tão grande que o volume de cana processado até o momento é praticamente o mesmo observado em toda a safra passada, portanto, o crescimento da moagem na atual safra será determinado pela pouca cana a ser processada nas próximas quinzenas.”

No acumulado desde o início da safra no Centro-Sul, a moagem de cana totalizou 543,67 milhões de toneladas, um crescimento de 8,86% em relação as 499,40 milhões de toneladas verificadas no mesmo período de 2009. Porém, na segunda quinzena de novembro, a moagem ficou em 18,40 milhões de toneladas, uma queda de 27,95% em relação ao mesmo período do ano anterior quando foram processadas 25,54 milhões de toneladas.

Essa desaceleração no ritmo de processamento de cana é um reflexo direto da disponibilidade de matéria-prima e do número de usinas que já encerraram a safra. Até o final de novembro deste ano, 138 unidades haviam finalizado o processamento de cana, número significativamente superior às 25 unidades que concluíram a moagem até essa data no ano anterior.