Mercado

Produção industrial mantém tendência de crescimento

Os dados da atividade econômica mostram que a produção industrial segue com “tendência de crescimento expressivo”, com aumento ou estabilidade em todas as categorias de uso, embora a produção agregada tenha registrado queda de 0,5% em outubro.

É o que expressa o Comitê de Política Monetária (Copom), de acordo com ata da última reunião de 2003, realizada na semana passada, pelo colegiado do Banco Central. O documento diz que “esse resultado, aparentemente contraditório, é explicado pelo processo de dessazonalização”, mas afirma que o índice médio do trimestre agosto-outubro supera em 1,8% o nível de setembro.

A ata menciona, também, que “começa a delinear-se de forma mais clara o quadro de recuperação do consumo, cujo crescimento até o momento tem sido mais lento do que o verificado na produção”. Diz, ainda, que os dados sobre investimento “continuam surpreendendo positivamente”, com a absorção doméstica de bens de capital, que tiveram, em outubro, aumento de 22% em relação a setembro. (Fonte: Agência Brasil)