Mercado

Produção de biodiesel é incentivada

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) está selecionando projetos de pesquisa e difusão tecnológica que contribuam para a modernização e solução de gargalos específicos da cadeia produtiva do biodiesel. O prazo para recebimento das propostas vai até 11 de setembro.

Para essa iniciativa a instituição vai disponibilizar R$ 800 mil, não-reembolsáveis, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), administrado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do BNB. O valor individual das propostas de projeto não pode superar R$ 100 mil.

Pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior, institutos e centros de pesquisa e desenvolvimento públicos ou privados, todos sem fins lucrativos, poderão apresentar propostas, desde que instalados na área de atuação do banco (nordeste e norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo). A divulgação do resultado da pré-seleção está prevista para 29 de setembro.

O superintendente do Etene, José Sydrião de Alencar Júnior, diz que o biodiesel representa uma oportunidade tecnológica extremamente importante para o Brasil e, em particular, para o Nordeste, já que pode contribuir para a geração de emprego e renda, inclusão social e redução das disparidades regionais. Sydrião informa que o BNB escolheu esse tema como um dos primeiros a serem trabalhados.

Deverão receber apoio propostas sobre temas como desenvolvimento de novos produtos a partir da glicerina; desintoxicação e aproveitamento da torta de mamona para ração animal; multiplicação de sementes básicas e pré-básicas de mamona; e desenvolvimento de variedades de mamona adaptadas a baixa altitude.