A safra 2007/2008 vai proporcionar a Goiás aumento de 41% na produção de álcool em relação ao ano anterior, segundo o Sifaeg (sindicato da indústria de álcool do Estado).
Os produtores estimam que, em três anos, o Estado será o segundo maior do país no setor, atrás apenas de São Paulo. Atualmente, Goiás é o quarto produtor nacional de álcool. O governo estadual não confirma a previsão, mas diz que o aumento da produção para o próximo ano será “exponencial”.
A crescente demanda por álcool no mercado interno, puxada por vendas de carros bicombustíveis, e a perspectiva de aumento nas exportações são apontadas como as razões para a alta da produção tanto pelo sindicato como pelo governo do Estado.
O presidente do Sifaeg, Igor Montenegro, diz que o Estado tem condições climáticas e geográficas favoráveis, o que tem atraído usinas. O aumento da área com cana em Goiás, que deve ser de 37% na próxima safra, segundo o sindicato, preocupa, no entanto, o governo do Estado.
A Secretaria da Agricultura diz que quer direcionar a expansão da cana para regiões pouco desenvolvidas, o que evitaria que a produção rural se concentrasse em apenas uma cultura.