Mercado

Produção de açúcar da Índia vai crescer 40%

A Índia deve produzir 40% mais açúcar em 2006, em comparação a este ano-safra. Caso esse prognóstico se concretize, o país que mais consome açúcar no mundo encerra um período de dois anos de escassez do produto. Poderá assim reduzir suas importações do Brasil e de demais países produtores.

É provável que a produção daquele país aumente para 18 milhões de toneladas. Na safra atual a produção poderá ficar em 12,9 milhões de toneladas. A produção é maior que a esperada, porque o volume de chuvas foi maior do que o esperado, melhorando as perspectivas da colheita de cana, declarou ontem S.L. Jain, diretor-geral da Associação Indiana de Usinas de Açúcar.

Dois anos de baixa produção de açúcar da Índia, segundo produtor mundial de açúcar, elevaram os preços da commodity em Nova York em 12%, um salto de 59% em 2004. As importações de açúcar da Índia quase quadruplicarem de volume. Somaram 1,8 milhão de toneladas nos 10 meses encerrados em julho passado em comparação com o mesmo período do ano passado.

“A safra de cana-de-açúcar será maior no ano que vem devido ao aumento das chuva”, disse Jain. A AIUA representa 173 das 493 usinas de açúcar da Índia. As chuvas de monção da Índia estão 4% acima da média desde 1 de junho passado, disse o serviço de meteorologia do país. Com mais chuva, os plantadores de cana-de-açúcar aumentaram as áreas de plantio.