Mercado

Presidente Lula enaltece o álcool combustível

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou na noite de quinta-feira (20 de maio) em cadeia nacional de TV, enaltecendo os benefícios da expansão do mercado de álcool para o Brasil e o mundo.

Lula parte na manhã desta sexta-feira, às 10 horas, para a China, em visita oficial de cinco dias, onde está acompanhado por mais de 400 empresários de diversos setores da economia, dentre eles representantes do setor sucroalcooleiro.

Em seu discurso de ontem o Presidente Lula fala da China como o maior mercado consumidor do mundo, com seus 1 bilhão e 300 milhões de habitantes, considerado na atualidade o “país que mais cresce no mundo e um dos países que mais compram. Seu volume de importações, ou seja, seu volume de compra de outros países, atinge hoje a cifra astronômica de 412 bilhões de dólares por ano”.

Em outro trecho o Presidente Lula fala da importância do “etanol, o álcool extraído da nossa cana-de-açúcar, que a China pode precisar, e muito, pois tem 171 cidades com mais de 1 milhão de habitantes, e com milhões de carros. E o nosso álcool é, comprovadamente, um dos combustíveis menos poluentes do mundo”.

Na bagagem da comitiva que visita a China está um veículo bicombustível (flex fuel) produzido pela Fiat, e que será presenteado ao governo daquele país. Especialistas no assunto destacam que a médio prazo a China poderia consumir mais de 400 milhões de litros de álcool, num primeiro momento, podendo esse número chegar a mais de 3 bilhões de litros no futuro.