
Com capacidade de moagem de 6,3 milhões de toneladas de cana por safra, a Usinas Itamarati conta com 67 mil hectares de terras cultiváveis, somando próprias e arrendadas. Para a safra 2012/13, renovou 10.520 hectares de seus canaviais, 70% plantados mecanicamente. Já com relação a colheita, o índice de atinge 100%.
Toda essa estrutura tem feito com que a empresa se sustente no mercado, ainda que o cenário político não ajude. Ao menos essa é a opinião de Sylvio Nóbrega Coutinho, presidente da Usinas Itamarati. “A situação é dramática. Somando as unidades que encerraram suas atividades no último ano e as que devem fechar neste, chegamos a 70 empresas. Os preços praticados pelo mercado não são suficientes para manter a sobrevivência das usinas. É um cenário critico que precisa ser tratado com urgência”.
Questionado sobre o que o setor precisa fazer para buscar o crescimento, Coutinho é mais um que entoa o coro do aumento de produtividade. “É preciso buscar de forma contínua melhorias em todos os processos. Com isso, alcançaremos resultados mais expressivos e uma competitividade maior”, finaliza.