O presidente da Usina Alvorada, de Araporã (MG), Alexandre Pirillo Franceschi, recebeu no dia 26 de maio em Belo Horizonte, a Medalha do Mérito Industrial, concedida pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). Na solenidade, que contou com mais de duas mil pessoas, Franceschi foi indicado por unanimidade pelo Sindicato da Indústria do Açúcar e da Fabricação do Álcool do Estado de Minas Gerais (Siamig/Sindaçúcar-MG), para receber a medalha, que é concedida aos empresários que mais se destacaram no último ano à frente de seus negócios, levando-se em conta, também, sua atuação junto à comunidade onde atuam.
Na gestão de Alexandre Franceschi, a Usina Alvorada aprofundou e acentuou o processo de profissionalização, com investimentos em recursos humanos, em responsabilidade social, em tecnologia e no aperfeiçoamento dos processos de produção agrícola e industrial, melhorando consideravelmente os índices de produtividade da empresa, colocando-a em destaque no setor sucroalcooleiro. Isso fez com que a usina saltasse para 1,3 milhão de toneladas de cana-de-açúcar nesta safra, e perspectiva de alcançar a moagem de 1,8 milhão de toneladas nas próximas duas safras, gerando mais de 1,3 mil empregos diretos e outros 2 mil empregos indiretos.
A direção da empresa analisa, também, a criação de uma nova unidade em Tupaciguara (Triângulo Mineiro), no prazo de dois anos, com previsão de moagem final de 2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Neste período, estão ainda nos planos da empresa começar o processo de cogeração de energia elétrica e entrar no mercado de crédito de carbono. “Quando iniciarmos com a cogeração, vamos também nos certificar para a venda de crédito de carbono”, afirma o empresário.
Alexandre Franceschi destaca, ainda, que a história da empresa sempre foi focada em responsabilidade social, desenvolvendo um elo forte com a comunidade. Por exemplo, o projeto “Vó Amélia”, que atende mais de 120 crianças carentes da comunidade de Araporã, tem cinco anos, com a complementação de estudo, dança, esporte, cultura.
Este projeto, acompanhado de vários outros de relevante importância, propicia a empresa ser certificada com selos de renome, como Ibase e Abrinq, além de lhe conferir alguns prêmios de destaque no setor na área ambiental e de qualidade de vida para os nossos colaboradores. Na área de meio ambiente estão sendo feitos, também, vários investimentos como no setor de vinhaça, com a instalação de uma nova adutora e rede de distribuição, além da regularização da parte florestal e recuperação de áreas degradadas, conclui o empresário.
O presidente do Siamig/Sindaçúcar-MG, Luiz Custódio Cotta Martins, ressalta que a escolha de Alexandre Franceschi foi mais que merecida e é um estímulo para continuar com sua jovialidade e determinação, porém, guiando os negócios com a tranqüilidade e sabedoria que lhe são marcantes. Luiz Custódio diz que Alexandre tem contribuído para fortalecer o setor em Minas Gerais e o desenvolvimento do estado. “A Alvorada vem sendo conduzida de forma muito sólida e exemplo de ações na área de responsabilidade social e ambiental”, afirma.