Mercado

Premiados do Nordeste falam sobre suas conquistas

As personalidades do setor sucroalcooleiro que receberam o Prêmio MasterCana Nordeste falaram sobre a conquista e sobre o setor na região. Veja alguns depoimentos:

“Atribuo essa grande vitória do Prêmio Master Cana Nordeste a força de vontade do grupo em investir em energia”, disse José Valdir do Nascimento Júnior, engenheiro eletricista da Usina Petribú que recebeu o troféu Master Cana Nordeste na categoria Usina/Destilaria do ano na área de Cogeração de energia, nesta última semana no Caxangá Golf Club em Recife, PE.

Valdir Júnior afirma que o sério investimento em tecnologia de cogeração é válido, principalmente pelo fato da usina fazer parte do SIN – Sistema Interligado Nacional, que possibilita exportação de energia para todo o país caso for necessário.

Trabalhador como foco

“Temos focado nossos investimentos em recursos humanos, a fim de que todo colaborador, seja ele do campo, da indústria e até o presidente da empresa possa ter um ótimo ambiente de trabalho” afirma Claudia Dantas, gerente de recursos humanos da Usina Cucaú. Ela informa que a Cucaú nas áreas de medicina, segurança do trabalho, alfabetização de adultos, não apenas dos colaboradores da empresa, mas de outros que fazem parte da comunidade local.

“Ainda neste ano onde começamos a safra 2004/2005 estaremos fazendo no momento de integração dos cortadores de cana, além das palestras de boas vindas e metas da empresa, como de costume, apresentaremos uma peça teatral, que tem como tema ´Cortador você tem valor´, anuncia Cláudia Dantas. “A peça mostra diferenças entre o bom cortador, que é integrado com a empresa e que tem consciência de melhoria individual, e o mal cortador, que no final se recupera e se torna um funcionário de excelência”.

A atenção em detalhes como esse foi responsável por levar a Usina Cucau a vencer o Prêmio Master Cana Nordeste na área de gestão de recursos humanos e resposabilidade social.

Otimização das frotas

José Bolivar de Melo Neto, diretor agrícola da usina Japungu, usina destaque em Logística, transporte e mecanização agrícola, afirma que a boa performance na região em função dos diferenciais em que a usina tem trabalhado, foi o fator chave para a conquista do prêmio.

“Construímos uma malha viária interna e, por conta disso, praticamente rodamos pouco em vias pavimentadas. Isso permite a utilização de treminhões e veículos maiores” diz o diretor. “Além da otimização das frotas, temos procurado treinar pessoas, e termos um planejamento de colheita adequdado, finaliza.