
Os preços mundiais do açúcar aumentaram: o açúcar bruto em 2,08%, para 17,70 centavos por libra, e o açúcar branco em 2,18%, para US$ 497,70 por tonelada.
As informações têm base nos resultados da negociação de quarta-feira, 21 de maio deste ano, destaca a União dos Produtores de Açúcar da Rússia.
Mas apesar da alta, o enfraquecimento do dólar americano em relação às principais moedas mundiais e a diminuição da produção de açúcar na Índia na atual temporada 2024/25 impactaram a dinâmica dos preços mundiais do açúcar em direção ao seu aumento.
Ao mesmo tempo, os preços mundiais do açúcar continuam abaixo do nível do ano passado – em 5% para o açúcar bruto e em 9% para o açúcar branco.
Preços mundiais do açúcar e as safras deste ano
De acordo com estimativas de analistas internacionais, o aumento esperado na produção de açúcar no mundo na nova temporada 2025/26 devido ao aumento da produção no Brasil, Índia e Tailândia continuará a exercer pressão adicional sobre os preços mundiais do açúcar. Em particular, de acordo com estimativas de previsão, a produção de açúcar na região centro-sul do Brasil na nova temporada 2025/26 pode chegar a 40,9 milhões de toneladas, a produção de açúcar na Índia pode aumentar em 19% e atingir 31 milhões de toneladas.
Na Tailândia, a produção de açúcar na nova temporada deverá aumentar em 1 milhão de toneladas, para 11,1 milhões de toneladas.
No contexto de um aumento esperado na produção global de açúcar, os preços mundiais do açúcar bruto no segundo semestre de 2025 permanecerão na faixa de 17 a 18 centavos por libra.