Mercado

Preços futuros do açúcar superam os 18 centavos de dólar em NY

Os preços futuros do açúcar fecharam firmes na bolsa de Nova York, superando os 18 centavos de dólar por libra-peso, impulsionados por compras de tradings e demanda aquecida no mercado físico. As cotações mantêm-se nos maiores patamares dos últimos 24 anos. Em 24 meses, os preços acumulam alta de 206%.

Os contratos para março fecharam a 18,48 centavos de dólar por libra-peso, com alta de 57 pontos sobre o pregão anterior. Os contratos para maio encerraram a 18,34 centavos de dólar por libra-peso, com aumento de 54 pontos.

No mercado interno, a saca de 50 quilos fechou a R$ 48,20, segundo o índice Cepea/Esalq.

Os fundamentos para o açúcar permanecem os mesmos. A alta do preço do petróleo, a disposição do Brasil de produzir mais álcool em detrimento do açúcar e a quebra de produção de alguns países produtores da Ásia, como Tailândia e Paquistão, ajudam a sustentar as cotações da commodity.

Segundo Michael McDougall, diretor da Fimat Futures para América Latina, havia interesse de compra por parte dos países consumidores, como China e Iraque, no mercado internacional, o que deu suporte aos preços.