Em 45 dias os preços do etanol deverão cair nos postos de combustível do país. A previsão foi anunciada ontem em São Paulo, durante coletiva da Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar). Marcos Jank, presidente da entidade, enfatizou que etanol vai ter que voltar a ser competitivo, ou seja, custar menos que 70% do preço da gasolina. “Isso deve acontecer em maio”, disse ele.
O diretor técnico da Unica, Antonio de Pádua Rodrigues, afirmou que o etanol produzido vai precisar ser vendido e que o valor na bomba vai ter que cair para que o consumidor volte a usar o produto.
Segundo projeções divulgadas pela entidade, o Centro-Sul deve produzir 4,11% menos de etanol hidratado nesta safra.
Mas a redução da oferta do produto e a reconquista do mercado consumidor preocupam a entidade. Por isso Jank disse que a Unica está negociando com o governo um plano de expansão da cultura com incentivos tributários e linhas de financiamento. “Estamos conversando sobre um grande plano para que a redução do uso de etanol não aconteça”, afirmou Jank.