Mercado

Preços do açúcar em alta na bolsa de NY

Os preços futuros do açúcar fecharam com forte alta na sexta-feira, dia 16 de setembro, na bolsa de Nova York, impulsionados pelas rolagens de posições dos contratos de outubro para meses futuros e compras de fundos. Os preços voltaram a atingir cotações máximas dos últi.

Os contratos para outubro encerraram o pregão a 10,43 centavos de dólar por libra-peso, com aumento de 10 pontos sobre o pregão anterior. Os contratos de março de 2006 fecharam a 10,88 centavos, com alta de 7 pontos em relação ao dia anterior.

No mercado físico continua forte o interesse de compra por parte do Iraque, segundo analistas de mercado.Os iraquianos estão interessados em comprar volumes entre 200 mil a 300 mil toneladas de açúcar.

Nesta segunda-feira, a Unica (União das Agroindústrias Canavieiras de São Paulo) deverá divulgar sua segunda estimativa de safra e divulgar o balanço da moagem de cana-de-açúcar no Centro-Sul. A primeira estimativa da Unica está em 345 milhões a 350 milhões de toneladas.

No mercado interno, a saca de 50 quilos fechou ontem a R$ 31,68, segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

As recentes altas dos preços do açúcar no mercado interno refletem a oferta limitada no mercado, o que tem valorizado os preços do produto.