Estoques da China acima do previsto derrubam cotação da commotidy. Os contratos futuros do algodão registraram queda de 2,46% na Bolsa de Nova York na comparação com o fechamento do pregão anterior. Os preços encerraram o dia a 51,82 centavos de dólar por libra-peso para os contratos com vencimento em março.
A queda foi influenciada pela divulgação do relatório de oferta e demanda do Foreign Agricultural Service (FAS), que presta serviço para o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda), o qual revela que os estoques de passagens de safra da China, o maior consumidor de algodão do mundo, estão acima do previstos anteriormente.
Os estoques do país asiático são de 15,6 milhões de fardos, equivalente a 3,39 milhões de toneladas. A previsão inicial era de 13,1 milhões de fardos (2,85 milhões de toneladas).
Diante deste cenário, o analistas da consultoria Safras e Mercado Miguel Biegai Júnior, diz que, com a notícia, os fundos de investimento saíram vendendo os papéis futuros do algodão, mesmo bancando prejuízos com a operação.
Açúcar
Os preços do açúcar fecharam o pregão na Bolsa de Nova York com queda de 1,08% em relação ao pregão de sexta-feira. Os papéis para entrega em maio foram, cotados a 11,81 centavos de dólar por libra-peso.
A redução ocorreu, segundo analistas, pela falta de notícias relevantes sobre o desempenho das lavouras do produto.
No Brasil, o processamento da safra 2006/2007 no Centro-Sul do Brasil, maior região produtora mundial da cultura, totalizou 334,81 milhões de toneladas, 90% das cerca de 372 milhões de toneladas para serem moídas no período (ver matéria página B-12).