Mercado

Preço do açúcar fecha semana em queda

Vendas do Brasil puxam baixas nas bolsas de Londres e Nova York. O preço do açúcar teve, na sexta-feira, sua maior queda da semana passada, devido à venda do açúcar brasileiro. O preço do produto caiu em Londres, por causa de vendas do Brasil. A Bolsa de Nova York acompanhou a queda. As cotações da commodity fecharam em 16,41 centavos de dólar por libra-peso. Houve baixa de 2,37% nos contratos negociados para março de 2007.

Além das vendas brasileiras, a previsão de produção maior de açúcar no País influenciou os negócios no mercado.

O Brasil produzirá 30,3 milhões de toneladas de açúcar este ano, 12% mais do que em 2006, segundo estimativa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

A produção brasileira está crescendo devido às expectativas de que uma parcela maior da safra será utilizada na fabricação de etanol combustível.

Na sexta-feira, o petróleo foi negociado com novo recorde em Nova York. “Ocorreram vendas por parte dos produtores, puxadas pelo Brasil”, disse James Cassidy, chefe da mesa de operações da Fimat USA LLC. “Os produtores vão maximizar sua produção de açúcar”, disse.

Soja

Depois de duas quedas fortes na quarta e quinta-feira, a cotação da soja fechou o último pregão da semana com alta de 0,45% na Bolsa de Chicago. Os investidores realizaram lucros e a commodity fechou a 603 centavos de dólar por bushel (US$ 221,5 por tonelada).

“A situação atual mostra a chegada de chuvas no leste dos Estados Unidos, porém a região oeste ainda sem chuvas. Os agricultores reclamam do preço do diesel para a irrigação”, disse o analista da Agroconsult Fábio Meneghin.