
Pela primeira vez desde que assumiu o cargo de presidente da Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Elizabeth Farina se pronunciou publicamente no Brasil ao fazer uma análise da atual situação do setor sucroenergético durante o Sugar & Ethanol Brazil, da F.O Licht´s, em São Paulo.
Dentre vários pontos, a representante falou das politicas públicas que considera fundamentais para que o segmento retome sua produtividade. Segundo Elizabeth, é preciso que o governo defina medidas que estabeleçam o preço dos combustíveis a longo prazo, o que daria previsibilidade aos envolvidos. ´Para virarmos este jogo, precisamos ressuscitar os investimentos, que só acontecerá se vislumbrarmos política de preço dos combustíveis brasileiros. É fundamental saber qual será a regra de formação deste preço´.
Confira importantes pontos da entrevista concedida pela representante:
Falta de políticas públicas
´Em nenhum país do mundo os combustíveis renováveis deixam de depender de politica pública. É um ponto muito importante que precisamos definir´.
Mercado de etanol
´Hoje, no Brasil, a principal demanda dos combustíveis vem da frota de carros flex, que em 2012, atingiu índices recordes de vendas. Essa é uma particularidade do mercado brasileiro e muito importante para a indústria sucroenegética´.
Futuro
´Temos que dobrar a produção de cana-de-açúcar e ter aproximadamente 100 novas usinas no Brasil até 2020/21. Com o atual cenário de políticas públicas, isso é impossível´.
Etanol 2G
´O etanol de segunda geração pode ser uma alternativa de incremento na produção de etanol, para assim, atender essa demanda em 2020´.
Mudanças
´Estamos no meio de uma transformação estrutural da indústria. Investimentos são necessários para preservar nossa capacidade de crescimento. Qualquer expansão adicional só será possível com a introdução de nova capacidade de processamento´.
Bioeletricidade
´Produzimos pouco em relação ao potencial que poderíamos ter. De fato, há uma perspectiva de participação importante da bioeletricidade na matriz energética brasileira. Existem pontos que apenas a politica pública pode definir, não apenas os investimentos privados´.