A Empresa de Desenvolvimento de Infra-Estrutura de Alqueva (Edia), companhia estatal de Portugal, e a Sondotécnica, grupo brasileiro de consultoria na área de engenharia, assinaram protocolo na sexta-feira para estudar a possibilidade da produção de álcool combustível no país.
Segundo Jaime Rotstein, presidente da Sondotécnica, o estudo deve ser realizado em um ano e vai analisar a viabilidade econômica e estratégica do programa em Portugal. “Queremos criar um programa de álcool combustível a exemplo do Brasil”, afirmou.
A matéria-prima para a produção do álcool naquele país seria o milho, o trigo e a beterraba. “A idéia é transformar a região de Alqueva em pólo produtor de álcool”, diz.
Rotstein informou ainda que a União Européia deve exigir até 2005 que até 2% do álcool combustível seja adicionado à gasolina.
De acordo com o empresário, Alqueva fica na região do Alentejo e é uma das mais pobres da Europa. “A produção de álcool iria beneficiar a região, com a criação de emprego”, diz. (Gazeta Mercantil)