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Portos do Paraná atingem recorde de movimentação e receita cambial

Os Portos do Paraná fecharam 2007 com uma movimentação de 38,22 milhões de toneladas, registrando um crescimento de 17% em relação a 2006. A receita cambial gerada apresentou aumento de 25,5%: foram US$ 11,8 bilhões contra os US$ 9,4 verificados em 2006. Já as cargas importadas pelos portos paranaenses registraram alta de 44%.

“São resultados excepcionais. Os portos do Paraná atingiram quase 40 milhões de toneladas movimentadas, o que é um fato surpreendente para terminais que foram pensados, articulados e montados para atender 30 milhões de toneladas. Isso mostra que as modificações logísticas deram certo e o Porto de Paranaguá demonstra que o problema dos portos brasileiros é a gestão, e não só a discussão das modificações na infra-estrutura ou compra de equipamentos. Temos que saber usar o que temos”, afirma o superintendente Eduardo Requião.

Entre os destaques no segmento de granéis sólidos – que apresentou um crescimento de 24% em relação ao ano anterior – está a exportação de milho. Saíram pelo Porto de Paranaguá 4,72 milhões de toneladas do produto – um crescimento de 41% em relação a 2006. As exportações de soja e farelo de soja também apresentaram alta – ambos tiveram crescimento de 11% – totalizando 10,08 milhões de toneladas exportadas.

A armazenagem pública de grãos, que hoje é de 100 mil toneladas em Paranaguá, será duplicada com o novo silo graneleiro, que está sendo construído ao lado do silo público, conhecido como silão. O novo espaço terá capacidade para 107 mil toneladas e a obra está orçada em R$ 39,4 milhões, recursos próprios da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

FERTILIZANTES – Entre os destaques dos granéis importados, o trigo apresentou alta de 109%, seguido pela cevada, que teve crescimento de 105%. Já os fertilizantes, sobretudo a uréia, fecharam mais um ano de recorde nos portos paranaenses: foram 7,39 milhões de toneladas do produto, quantidade 53% superior a 2006.

Para atender à crescente importação de fertilizantes, a Appa iniciou a construção de um armazém público para fertilizantes com esteira transportadora ligando a faixa portuária ao complexo. A estrutura terá capacidade estática de 30 mil toneladas e capacidade operacional para 1.000 toneladas por hora. Além de agilizar a operação de fertilizantes, a obra vai diminuir a poluição causada no momento do descarregamento do produto dos navios nos caminhões.

VEÍCULOS – O ano de 2007 também foi importante para o segmento de veículos nos portos paranaenses. Foram 164,87 mil unidades movimentadas, atingindo um crescimento de 56% em relação a 2006. Considerando apenas a exportação, saíram pelo Porto de Paranaguá 105,32 mil veículos (aumento de 33%). Já os importados foram 59,54 mil unidades (aumento de 126%)

Para 2008, a expectativa da Appa é que a movimentação de veículos cresça ainda mais, superando os 250 mil veículos movimentados. Para atender a esta demanda, está sendo construído um novo pátio de fluxo de veículos, em frente à sede administrativa da autarquia, num terreno de 30 mil metros quadrados. O espaço se somará aos quatro pátios já existentes no Porto de Paranaguá, totalizando 11 mil vagas.

CONTÊINERES – O balanço do ano de 2007 foi bastante positivo também para o segmento de contêineres. O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) registrou a maior alta do Brasil no setor: 20,83%, enquanto que a média nacional ficou em torno dos 7%. De acordo com o diretor superintendente do TCP, Juarez Moraes e Silva, a adoção das janelas públicas de atracação permitiu que este número fosse atingido.

“Com as janelas, conseguimos reduzir pela metade o tempo de espera de um navio. Isso representa queda de custos e agilidade operacional. Estes diferenciais fizeram com que com nós conseguíssemos fidelizar as rotas destes navios com o Porto de Paranaguá. Nossa esperança é que 2008 seja ainda melhor. Paranaguá oferece um dos melhores produtos logísticos do país tanto para importadores quanto para exportadores”, afirmou Moraes e Silva.

ANTONINA – A movimentação de cargas no Porto de Antonina apresentou um crescimento de 8% em relação a 2006. Apesar das dificuldades que o terminal enfrentou por seis meses – em função do embargo russo à carne brasileira – foi dada preferência para outras cargas e o balanço do ano fechou com números positivos. A exportação de ferro pelo terminal de Antonina apresentou alta de 51% e a importação de fertilizantes também foi incentivada: foram 203,05 mil toneladas importadas.

O segmento de congelados, carro-chefe das operações do terminal privado da Ponta do Félix, fechou o ano com 90,26 mil toneladas exportadas (perto de 70% do movimentado em 2006). Segundo o diretor do terminal, José Augusto Desordi da Costa, o retorno das operações portuárias em Antonina aconteceu pela união de esforços feitos pelo Ministério da Agricultura, Governo do Paraná e superintendência da Appa.

“Esperamos que em 2008 não tenhamos problemas como os enfrentados com os embargos. A cidade e a população sofrem. Mas, felizmente, estamos retomando aos poucos as exportações e neste ano teremos mais cotas para embarques. O Paraná tem muito a contribuir para a produção de congelados e fazer do Estado um novo eixo para embarques destas mercadorias”, disse Desordi.

CONGELADOS – Em Paranaguá também as cargas congeladas apresentaram crescimento. O resultado chegou a 1,46 milhão de toneladas de carne congelada exportadas (somando os segmentos de carga geral e contêineres), quantidade 27% superior a registrada em 2006.

Em 2008, a construção do terminal de congelados no cais comercial do Porto de Paranaguá promete ampliar ainda mais as exportações de carnes de aves, bovinos e suínos. O complexo terá capacidade estática para 16 mil toneladas e vai atender principalmente a produção paranaense de aves, que é líder nacional no segmento. A meta é ampliar inicialmente em 50 mil toneladas por mês o embarque de carnes congeladas.

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DESTAQUES NA MOVIMENTAÇÃO – FECHAMENTO 2007

(Fonte: Divisão Empresarial da Appa)

· Carga geral

8,54 milhões de toneladas

Crescimento de 9% em relação a 2006.

Destaques:

Congelados: 1,46 milhão de toneladas (crescimento de 27%)

Papel: 246,45 mil toneladas (crescimento de 18%)

Açúcar ensacado: 290,5 mil toneladas (crescimento de 7%)

· Granéis sólidos

25,15 milhões de toneladas

Crescimento de 24% em relação a 2006

Destaques:

Exportação

Soja: 4,49 milhões de toneladas (cresc. de 11%)

Farelo: 5,59 milhões de toneladas (cresc. De 11%)

Milho: 4,72 milhões de toneladas (cresc. De 41%)

Importação:

Cevada: 189,78 mil toneladas (cresc. De 105%)

Fertilizantes: 7,38 milhões de toneladas (cresc. De 53%)

Trigo: 202,10 mil toneladas (cresc. De 109%)

· Porto de Antonina

Exportação:

Ferro: 220,20 mil toneladas (cresc de 51%)

Importação:

Fertilizante: 203,05 mil toneladas (cresc. De 27%)

· Veículos:

Total: 164,87 mil unidades (aumento de 56%)

Exportação: 105,32 mil unidades (aumento de 33%)

Importação: 59,54 mil unidades (aumento de 126%)

· Contêineres (TCP + cais público):

Total: 595,26 T.E.U.s (cresc. De 14%)

Exportação: 298,99 TEUs (cresc. De 20%)

Importação: 296,26 TEUs (cresc de 8%)

· Total geral (Paranaguá + Antonina)

38,22 milhões de toneladas

Crescimento de 17% em relação a 2006

Exportação: 25,97 milhões de toneladas (cresc de 8%)

Importação: 12,24 milhões de toneladas (cresc. De 44%)

· Navios atracados: 2.249

· Visitantes recebidos: 36.240

· Caminhões recebidos no Pátio de Triagem: 280.312