Mercado

Portos: berço público acumula crescimento de 25% no ano em Itajai

A movimentação de mercadorias no Porto Municipal de Itajaí, entre janeiro e agosto, acumula 4,3 milhões de toneladas. O desempenho é 5% superior ao mesmo período do ano passado.

Individualmente, o melhor desempenho foi registrado pelo berço 3, administrado exclusivamente pela superintendência do porto municipal. Em Itajaí, parte da estrutura portuária é arrendada pela empresa Teconvi.

De janeiro a agosto o berço 3 já acumula uma movimentação de 1,1 milhão de toneladas de mercadorias. Em relação aos oito primeiros meses de 2006, o crescimento no desempenho é de 25%. Até agosto do ano passado o berço público movimentava principalmente açúcar. Com apoio das entidades ligadas ao setor, a superintendência conseguiu alterar uma normativa do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), permitindo também a atracação de navios full-container.

Para o diretor de logística do Porto Municipal de Itajaí, Heder Cassiano Moritz, a mudança foi fundamental para manter a atracação de navios full-contêiner no Porto de Itajaí, pois várias embarcações se atrasam em outros portos e perdem as janelas de atracação no Teconvi. O berço 3 conta ainda com mais de 50 escalas regulares.

Até agosto, 160 navios atracaram no berço público. O número registrou um crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2006. O berço público foi responsável por 26% da movimentação no porto municipal.

Os terminais privados também ampliaram os números de atracação e movimentação. Até agosto foram registradas 112 atracações nos terminais da Braskarne e Dow Química, com um crescimento de 68%. A movimentação de mercadorias somou 511,1 mil toneladas totalizando um crescimento de 135%.

O superintendente do Porto Municipal de Itajaí, Wilson Francisco Rebelo, credita os números às diretrizes do prefeito Volnei Morastoni, responsável pelo ciclo de crescimento iniciado em janeiro de 2005. O crescimento tem que ser constante, mas organizado e sustentável. Só assim poderemos cada vez mais gerar empregos e renda para nossa cidade e toda a região, resume o prefeito. (Fonte: assessoria de imprensa do Porto de Itajaí (SC)

Banner Evento Mobile