Mercado

Porto de Santos registra crescimento na movimentação de cargas

O Porto de Santos registrou um aumento de 7,09% na movimentação de cargas até agosto deste ano, com um total recorde para o período de 48,62 milhões de toneladas. Houve, ainda, crescimento de 2,15% no mês, ao atingir 6,5 milhões de toneladas, a quarta maior movimentação mensal na história do porto.

As exportações superaram e muito o total de cargas de importação, com participação de cerca de 70% na movimentação e na balança comercial das mercadorias operadas em Santos.

Das cargas de exportação, o açúcar, com quase 7 milhões de toneladas no período, mantém-se como a principal mercadoria escoada pelo complexo santista, apesar da queda de 12,84% registrada em agosto. No total acumulado, o produto teve aumento de 3,7% no total acumulado neste ano.

A soja em grão, a segunda maior tonelagem dentre as cargas de exportação, com quase 5,5 milhões embarcadas em 2005, registrou crescimento significativo de 20,87% no mês e de 8,30% no acumulado do ano.

Na importação, o destaque fica com as descargas de trigo que já atingem crescimento de 15,85% no ano, fortemente impulsionado pela intensa movimentação de agosto, quando o Porto de Santos registrou incremento de 125,24%.

Banner Revistas Mobile