Mercado

Porto de Santos bate recorde

Um total exato de 7.735.383 toneladas. Com este número, o Porto de Santos fechou agosto com o registro do maior movimento de sua história, informa a Codesp, gestora do maior terminal portuário do País.

É o segundo recorde em seguida consecutivo – maior em 2,55% o volume de cargas registrado em julho, com 7.542.535 toneladas.

Nos oito meses o volume também não encontra precedentes. No acumulado de janeiro a agosto o total foi de 54.161.852 toneladas. Tal volume supera em 8,5% acima do verificado em igual período do ano passado.

“O forte desempenho de agosto é reflexo, principalmente, de um aumento de 10,8% no fluxo de embarques, liderado em tonelagem por 1,55 milhão de toneladas de açúcar, acusando índice de crescimento de 23,3% na comparação com agosto do ano passado”, informa a Codesp em comunicado.

Ainda de acordo com a Codesp. “com o apurado nos oito primeiros meses mais a estimativa inicial para os demais meses, a projeção para fechamento deste ano é de 81,5 milhões de toneladas”. Isso, se obtido, representará mais 7% sobre o movimento de 2006 (76,29 milhões de toneladas).

Os embarques de veículos cresceram 42,86% até agosto (188.535 unidades).

Brasil competitivo

As operações com contêineres (em TEU) também tiveram “grande destaque”, superando em 16,1% no total mensal o verificado em igual período de 2006 e em 7,7% no acumulado. No comunicado, o diretor-presidente da Codesp, José Di Bella, comentou o desempenho do porto.

“O Brasil está cada vez mais competitivo na colocação de seus produtos no mercado externo, principalmente as commodities agrícolas. No caso do milho, por exemplo, fatores como a quebra da safra na Europa Ocidental e leste europeu, a preferência pelo milho brasileiro não transgênico e a procura americana para fabricação do etanol promoveram um crescimento impressionante das exportações do produto”, assinalou D Bella.

Banner Evento Mobile