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Por que as vendas de etanol hidratado nas usinas paulistas caíram 40,4%

Queda nas vendas de etanol hidratado pelas usinas paulistas no mercado spot é registrado pelo Cepea

As vendas de etanol hidratado pelas usinas paulistas no mercado spot caíram 40,4% na primeira semana de julho, ante a última semana de julho.

A informação integra levantamento do Cepea, da Esalq/USP (leia aqui).

Tem mais: a queda de 40,4% nas vendas do hidratado pelas usinas do Estado de São Paulo representa, também, o menor volume de comercialização do biocombustível desde o começo da safra 2025/26, iniciada oficialmente em 1º de abril no Centro-Sul.

A queda de 40,4% nas vendas equivale a 2 milhões de litros de hidratado.

Qual o motivo da queda na venda de etanol hidratado no mercado spot?

  • Estoques abastecidos: compradores de etanol no spot (distribuidoras) estiveram afastados do mercado na primeira semana de julho, segundo o Cepea, porque já estavam abastecidos com compras realizadas em semanas anteriores.
  • Valores firmes: por sua vez, agentes de usinas seguiram firmes nos valores pedidos na maior parte dos casos, por conta dos estoques reduzidos de combustível neste atual momento da safra.
  • Pouca oscilação: quanto aos preços, oscilaram pouco, conforme levantamentos do Cepea. De 30 de junho a 4 de julho, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado para o estado de São Paulo fechou em R$ 2,6055/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), pequena queda de 0,17% frente ao do período anterior.
  • Anidro: para o anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ teve ligeiro avanço de 0,11% em igual comparativo, a R$ 2,9996/litro, valor líquido de impostos (sem PIS/Cofins).

Vai e vem dos valores do hidratado no mercado spot paulista:

Delcy Mac Cruz

Editor

Editor do JornalCana

Editor do JornalCana