Entusiasmado com o atual momento da economia brasileira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acredita que seu governo está criando as condições para o país crescer de forma sustentada durante dez anos. A previsão foi feita a um grupo de empresários durante jantar, na noite de terça-feira, na Granja do Torto.
“O presidente está animado com o caminho que ele escolheu para o Brasil trilhar. Na avaliação dele, a ortodoxia radical está criando as condições para a economia crescer, de forma sustentada, pelos próximos dez anos”, contou um empresário que participou do jantar. Lula fez as declarações um dia antes de o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentar a taxa básica de juros (Selic) para 16,75% ao ano.
Os empresários evitaram fazer reivindicações e abordar assuntos delicados, como taxa de juros e carga tributária. Além de Lula e da primeira-dama, Dona Marisa Letícia, participaram do jantar os ministros José Dirceu (Casa Civil) e Luiz Gushiken (Comunicação do Governo e Gestão Estratégica). O cardápio incluiu salada, peixe, filé e aspargo gratinado, prato que fez grande sucesso entre os convidados. Foram servidos coquetéis, vinho e uísque. A sobremesa foi pudim de leite.
Uma conversa franca e extremamente agradável, onde o futebol não ficou de fora. Foi assim que o empresário Maurílio Biagi Filho, presidente da usina Moema, em Orindiuva, região de São José do Rio Preto (SP), definiu o jantar na Granja do Torto. Biagi disse que o clima era de “conversa de amigos”.
Assuntos polêmicos, como transgênicos, não foram citados, afirmou Biagi. Outro assunto espinhoso, os recentes aumentos dos preços do álcool [as cotações subiram quase 70% desde maio, início da nova safra], foi abordado pelo ministro da Casa Civil. “Dirceu quis saber sobre os recentes aumentos do álcool”, disse.
De fato, as usinas estão vendendo álcool anidro e hidratado a quase R$ 1, preços que foram praticados em janeiro de 2003, e que motivou Lula a convocar o setor sucroalcooleiro para pedir satisfações sobre a crise do desabastecimento no país e os altos preços do produto. Biagi descarta risco de desabastecimento nesta safra e credita os recentes aumentos à recuperação dos preços do álcool em relação ao início da atual safra.
Biagi aproveitou a ocasião para pedir ao governo políticas de renúncia fiscal ou subsídios para alavancar o mercado de biodiesel “O presidente disse que até o final deste ano ou, no máximo início de 2005, o biodiesel será misturado ao diesel.”
Corintiano, o presidente Lula recebeu um convite de Biagi a pedido do veterano jogador Sócrates para participar de uma partida de futebol , afirmou o são-paulino Biagi.
Antes do evento, os empresários se reuniram para se atualizar sobre o andamento das obras do Palácio da Alvorada por eles financiadas . Eles combinaram que o porta-voz do grupo, a partir de agora, será o executivo Ralph Lima, da Associação Brasileira da Indústria de Base (Abdib), que, ontem, por meio de sua assessoria, limitou-se a informar que não falaria sobre assuntos discutidos no jantar para evitar “descortesia” aos demais convidados.