O Grupo EQM, um dos mais tradicionais do setor sucroenergético, marca presença na edição 2024 do prêmio MasterCana Norte & Nordeste.
O projeto de Plantio Vertical desenvolvido pelo grupo será um dos destaques na categoria Área Agrícola – Tecnologia & Inovação.
Confira também:
Plantio Vertical
Trata-se de uma tecnologia que tem por finalidade principal o estímulo do desenvolvimento do sistema radicular, tendo como benefícios: aumento de produtividade, maior tolerância à seca, entre outros.
O processo tem início com a preparação profunda do solo, utilizando arado de aiveca e subsolagem a uma profundidade mínima de 60 cm, permitindo com isso o semeio da muda no sentido vertical.
Somado ao uso dos insumos de nutrição convencional, adicionado de biológicos e polímero, o processo vem promovendo um aumento no desenvolvimento do sistema radicular de até 500% mais profundo quando comparado ao padrão convencional da região.
Esta tecnologia vem performando até o dobro de produtividade agrícola em algumas variedades, como é o caso da RB002925, se assemelhando às produtividades dos projetos de irrigação por gotejo da região.
Preservação ambiental
Além do Plantio Vertical, o Grupo EQM se destaca na categoria Preservação Ambiental – Performance.
O Grupo EQM, por meio das usinas Cucaú e Utinga, lidera iniciativas de preservação ambiental com a criação e gestão de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), que protegem mais de 2.500 hectares da Floresta Atlântica Nordestina.
As RPPNs Mata do Cedro (978,8 ha), Jaguarão (900,5 ha) e Sálvia (624 ha) são as maiores dos estados de Alagoas e Pernambuco. Elas desempenham um papel essencial na conservação de biodiversidade, abrigando diversas espécies ameaçadas.
As ações ambientais das usinas também incluem programas de educação ambiental voltados para colaboradores e comunidades, promovendo a conscientização sobre a importância da conservação e uso sustentável dos recursos naturais.