Produtores brasileiros podem reduzir o plantio de soja entre 1 milhão e 2 milhões de hectares este ano, em busca de produtos mais rentáveis como cana-de-açúcar, milho e algodão, segundo a publicação alemã Oil World. Algumas áreas podem não ser plantadas, enquanto outras serão semeadas com culturas com mais rentabilidade.
A recente tendência de queda nos preços da soja tem aumentado as expectativas de redução de plantio em 2006/07. Produtores brasileiros receberam suporte nos leilões realizados pelo governo nas últimas semanas, “mas muitos deles estão determinados a diminuir a área de soja na próxima temporada devido aos preços domésticos baixos”, segundo a Oil World. Movimentos recentes da taxa de câmbio também atingiram os lucros de produtores e exportadores locais.
A provável diminuição na área ainda não é alarmante para o mercado, devido aos amplos estoques atuais de oleaginosas e óleos vegetais. Mas os estoques mundiais deverão cair em 2006/07 em conseqüência da possível redução da produção de soja no Brasil, segundo maior produtor e exportador do grão.