Mercado

Plantadores de São João da Barra fazem curso de manejo

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a secretaria de Agricultura de São João da Barra, RJ, desenvolveram um projeto de fomento, com oportunidades de capacitação e distribuição de mudas de qualidade para os fornecedores de cana-de-açúcar da região.

A iniciativa, que tem o apoio do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e da Faerj (Federação de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro), é sustentada por aulas ministradas dentro do ambiente do curso de Manejo da Cultura da Cana-de-Açúcar, que foi concluído esta semana, no auditório municipal de São João da Barra.

O objetivo é fazer com que o pequeno produtor tenha acesso às novas tecnologias na cultura da cana. Além da qualificação, produtores terão a oportunidade de aumentar a produtividade e ampliar a área cultivada.

O curso foi dividido em oito etapas que abordam o manejo de variedades, qualidade de matéria prima, manejo de solo, adubação, controle de ervas daninhas, administração da propriedade, controle de pragas e irrigação.