Mercado

Planejamento estratégico deve avaliar mercado e gerenciamento

O cenário está globalizado, com nova oportunidade, grande velocidade de novidades tecnológicas e impondo necessidade de transformação permanente, sem contar a descontinuidade de processos. Tudo isso desenhando as atuais relações econômicas e empresariais e suas tendências. Para Antoninho Marmo Trevisan, presidente da Trevisan Auditoria, Consultoria e Educação, esse é o contexto ideal para se analisar o crescimento Planejado e os aspectos fundamentais de um plano estratégico para empresas sucroalcooleiras.

Em sua análise, feita na semana passada em Ribeirão Preto (SP) durante as Infocana 2003 promovida pelo empresa Procana, surgem como fundamentais as condicionantes externas das empresas, impostas pela globalização e pelo Custo Brasil, o que requer redefinição da organização empresarial, levando em consideração meio ambiente, responsabilidade social, difusão da informação e gestão de conhecimento. São aspectos, na visão de Trevisan, decisivos para as empresas, também do setor sucroalcooleiro.

Ele argumenta ainda que outros fatores devem ser observados para um eficiente planejamento estratégico, como as barreiras protecionistas levantadas pelos países importadores, a instabilidade dos mercados determinando redução do fluxo de capitais estrangeiros mais intensos, tal qual a mudança da equação empresarial provocada pela competitividade. O incremento de maiores parcerias e alianças, investimentos em pesquisa e tecnologia, infomação, identificação precisa do cliente e suas necessidades, e manutenção de identidade e transparência também são citados como decisivos.

Leia matéria completa na edição de outubro do JornalCana.

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