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Piloto Automático GPS minimiza perdas no canavial

Buscando melhorar operações agrícolas em cana-de-açúcar, eliminando principalmente os problemas de paralelismo, compactação na soqueira e pisoteio na linha de cana, foi desenvolvido o sistema de Piloto Automático (AutoPilot) GPS – RTK, que fornece ao usuário uma precisão de 2 a 3 centímetros no posicionamento das máquinas em campo, com repetibilidade ano após ano. Para obter esta precisão, o sistema é composto de uma estação base GPS-RTK (que enviará as correções via rádio aos tratores e colhedoras). Nos tratores e colhedoras, são instalados: kit hidráulico, display para armazenamento dos dados, controlador e receptor GPS L1/L2 com rádio integrado. Através das informações do GPS e do controlador, o AutoPilot irá “dirigir” automaticamente a máquina, em linhas retas e curvas, avisando o operador ao final de cada linha, para que o mesmo possa realizar a manobra.

O AutoPilot pode ser utilizado em todas as etapas da cultura. Durante o plantio, o sistema permite realizar a sulcação com paralelismo correto 24 hs/dia; maior rendimento operacional, pois não há a necessidade de se marcar as banquetas; menor consumo de combustível; menor fadiga do operador e tráfego controlado. Todos os dados do plantio são armazenados no display e do escritório pode-se verificar a área plantada, rendimento operacional e o paralelismo das linhas de plantio.

Na operação de cultivo e colheita, basta inserir os dados armazenados do plantio, que o sistema irá automaticamente “dirigir” a máquina sobre o mesmo “rastro” da operação anterior. Desta maneira, a compactação será sempre no mesmo local, melhorando a estrutura do solo e a capacidade de infiltração da água.

O sistema AutoPilot está sendo utilizado em escala comercial nos Estados Unidos e Austrália, desde o ano de 2000. No Brasil, os primeiros sistemas foram instalados em 2002, quando foi iniciado o processo de adequação à realidade do País, pois até então não existiam sistemas para trabalho em linhas curvas, e não existiam softwares/kits para permitir a instalação em tratores nacionais. Foi realizada então uma parceria com o objetivo de desenvolver o sistema, envolvendo as empresas Trimble, Santiago & Cintra e Usina Catanduva. O primeiro plantio com AutoPilot em curvas, utilizando tratores Valtra BH-180, aconteceu em 2004. Em abril de 2006, foi realizada a primeira colheita mecanizada com AutoPilot em curvas, instalado em colhedora Case 7700. O sistema seguiu exatamente as linhas anteriormente plantadas com AutoPilot.

É conhecido por todos a dificuldade de se realizar a colheita mecanizada de cana-de-açúcar, principalmente pela pouca visão que o operador tem da linha de cana. É comum a máquina passar sobre a soqueira de cana e pular as linhas de plantio. Algumas perdas na colheita mecanizada se dão pelo problema de pisoteio na linha de cana. A colhedora equipada com o sistema AutoPilot faz a colheita sem destruir a soqueira, pois a máquina não realiza o pisoteio das linhas de cana, minimizando as perdas na colheita e a compactação próxima a linha de cana. Esses benefícios possibilitam o aumento da longevidade do canavial. Existem atualmente sistemas AutoPilot de menor precisão (10 a 20 cm), porém não é possível, nesse caso, obter a repetibilidade das passadas ano após ano, ou seja, passar com a máquina sempre no mesmo “rastro”.