Mercado

Piauí produzirá etanol em microdestilarias

O estado do Piauí ganhará a primeira microdestilaria de etanol do país já a partir desse primeiro semestre. Isso graças a um acordo assinado na tarde desta segunda-feira (16) que garante recursos para obra que será instalada em Palmeira do Piauí, município com tradição no cultivo da cana-de-açúcar.O convênio foi firmado entre o Banco do Nordeste e a Associação Escola Família Agrícola Vale do Gurguéia para a execução do Projeto “Produção de Energia (álcool combustível) – Fase I e receberá recursos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Piauí – Fundeci.

O Projeto é de iniciativa do deputado federal Jesus Rodrigues (PT) e visa a implantação de uma microdestilaria de álcool, de baixo custo e alto valor agregado, no âmbito da agricultura familiar do município. “Pensamos em viabilizar 1 milhão de microdestilarias no país, pois é possível produzir etanol com pequenos equipamentos e com o mesmo valor energético e de maneira sustentável.Precisamos democratizar a produção de biocombustíveis, já que qualquer pessoa com instrução básica e equipamentos adequados pode produzir álcool”, afirma.

O financiamento prevê a construção de um galpão e a aquisição de equipamentos com estrutura suficiente para produzir 300 litros de etanol por dia.

Deputado Jesus Rodrigues defende produção familiar de etanol no Piauí

img1434