Mercado

Petroleira vietnamita desativa usinas de etanol

Petroleira vietnamita desativa usinas de etanol

A empresa estatal de petróleo do Vietnã, PetroVietnam, confirmou que sua fábrica de bioetanol Dung Quat suspendeu as operações devido aos elevados custos de produção que tornavam seus produtos não competitivos no mercado.

Com os preços da gasolina em queda no mercado mundial, o biocombustível E5 (adotado no país) não pode competir com RON 92, e, como, resultado, a fábrica parou a produção depois de um longo período de funcionamento em nível moderado. A planta tem uma capacidade de produção projetada de 100 milhões de litros de etanol por ano.

Além da Dung Quat, a PetroVietnam também investiu em outras duas usinas de biocombustíveis, Orient Bio Fuel Company (OBF) e PetroVietnam Biocombustíveis (PVB).

A planta PVB foi projetada para ter capacidade de 100.000 m3 de etanol, mas sua construção parou no final de 2011. Já a OBF, com a capacidade de 300.000 litros por dia, levou dois anos para ser construída e foi colocado em operação experimental, mas como o biocombustível não estava vendendo bem, a usina suspendeu a operação e os trabalhadores foram demitidos.

A PetroVietnam, ao anunciar o investimento nas três plantas, afirmou que os biocombustíveis em desenvolvimento eram um dos objetivos prioritários da estratégia de desenvolvimento da indústria de petróleo e gás.

Além das três usinas de biocombustíveis PetroVietnam tem quatro outras plantas – Dai Tan Ethanol Plant desenvolvidos por Dong Xanh, Dai Viet, Dak To, e Tung Lam – todas  na mesma situação.

Banner Evento Mobile