A Petrobras e a companhia japonesa Nippon Alcohol Hanbai assinaram contrato de criação da Brazil-Japan Ethanol, empresa sediada no Japão e destinada a importar e distribuir etanol de origem brasileira para uso combustível naquele país. A Petrobras participa da sociedade por meio de sua subsidiária Petrobras Internacional Braspetro BV, com sede na Holanda. A nova empresa – que em japonês se chamará Nippaku Ethanol – tem entre seus objetivos desenvolver soluções técnicas e comerciais que resultem no suprimento confiável e de longo prazo de álcool para o mercado japonês.
A Brazil-Japan Ethanol terá a participação acionária de 50% da Petrobras e 50% da Nippon Alcohol Hanbai, estatal japonesa que detém 70% do mercado de distribuição de etanol naquele país. A gestão societária será compartilhada pelas duas empresas, unindo os esforços de ambas, que possuem conhecimento, tecnologia e experiências distintas, para viabilizar a exportação do etanol do Brasil para o Japão em grandes volumes para uso combustível.
A nova empresa buscará soluções técnicas e comerciais para introduzir o etanol na matriz energética japonesa, em substituição aos combustíveis fósseis, de forma a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), contribuindo assim para o sucesso do protocolo de Quioto. Em vigor desde 16 de fevereiro de 2005, o protocolo prevê a redução, por parte dos países industrializados, das emissões dos seis gases que provocam o aquecimento da atmosfera, e é considerado o mais promissor dos cerca de 200 acordos sobre o ambiente das Nações Unidas.